16 de janeiro de 2019

POUPANÇAS E INVESTIMENTOS

O meu pai diz que um grande problema que eu tenho é não definir bem as prioridades. Ele diz que ponho tudo à frente do que é mais importante. No entanto, eu acho que o meu problema é que tudo para mim é uma prioridade, tudo é importante.

Isto daria pano para muitas mangas, mas hoje a conversa é sobre poupanças e investimentos.

No verão comecei a trabalhar em part-time e, como não tenho muitas despesas, na altura decidi que 50% do meu ordenado (que são só uns trocos, digo já) seria guardado em poupanças para comprar um carro. Eu realmente tenho dinheiro suficiente para comprar um, mas um carro não é só um carro, é também a manutenção, os impostos, o combustível... And let's be honest, no meu contexto atual, realmente preciso de um? 

Eu tenho um trabalho em part-time que fica entre 5 a 7 km de distância da minha casa, mas até ao inverno eu ia de bicicleta (no shame, e estou mortinha para que os dias fiquem mais longos para voltar a pedalar - a Lady tem medo de andar de bicicleta à noite). Por enquanto, e sem oposição dos meus pais, uso o carro deles. Não há necessidade de criar um gasto sem que seja francamente necessário. Mas a ideia de continuar a poupar para um carro é que quanto mais eu amealhar, melhor será o carro que poderei comprar. Nada de Mercedes e BM's, mas pelos menos quero pensar que poderei comprar um carro sem pensar "só tenho dinheiro para comprar este".

Alguns meses depois, deixei de pensar no carro e defini que as poupanças iriam ser empregues na minha educação. Eu iria tirar uns cursos de línguas (sim, "uns").

Depois, ocupada com a tese e aborrecida com a vida, decidi que as poupanças iriam ser gastas nos saldos. Porque, vamos lá ver, entre um carro, especialização em 3 línguas, e um outfit.... É pá, o outfit é muito mais apetecível. E já que é para gastar, a Lady também precisa de uns auriculares com Bluetooth, precisa de umas sapatilhas para o ginásio, uma prancha para o cabelo...
Mas já que a Lady tem dinheiro (ai que fortuna), também pode comprar aquela maquilhagem que queria e que antes não podia. E agora que penso bem, também deve sobrar algum tostão para depilação a lazer.

Mas entretanto, é quarta feira, estou ocupada com a tese. A roupa da nova coleção é mais apetecível do que a dos saldos e essa posso comprar a qualquer altura. Está a chover, por isso uma prancha de cabelo não serve de nada. Se continuar a ir ao ginásio como tenho ido, nem vou chegar a tirar os auriculares da embalagem. Nem vou estrear as sapatilhas. Tenho os cabides das calças, no roupeiro, completamente cheios, por isso não estou assim tão miserável de roupa. Depilação a lazer... e eu com cagufa da dor! Já determinei que não preciso de um carro novo. Os cursos, um de cada vez, e tudo se faz.

Já tomei café, já estou acordada, e percebi que fui absorvida pelo monstro do materialismo.

1 comentário:

  1. Eu cá acho que não tens dificuldade em definir prioridades mas sim facilidade em actualizar as prioridades! É tudo uma questão de perspectiva ;))

    ResponderEliminar