19 de abril de 2018

OS PROFESSORES A PENSAREM NOS PROFESSORES

Acho muito bonitas estas manifestações dos professores sobre o aumento da carga horária. Porque precisam de tempo para preparar aulas. Porque passam muito tempo na escola. Porque ficam desgastados. Porque em consequência disto tudo as aulas não ficam tão bem preparadas, o professor não está tão disponível para dar atenção ao alunos e no meio disto tudo o mais lesado é o aluno.

Mas isto tudo e o que mais reclamam é a carga horária dos professores.

E então a carga horária dos alunos? Eles não sofrem com isso?

Quando eu andava na primária, eu tinha aulas das 8h às 13h. Eu tinhas as aulas normais e um dia de ginástica. Agora os miúdos tem aulas de manhã e de tarde, não sei se o número de horas na escola é o mesmo mas duvido. Os miúdos tem as disciplinas normais. Têm inglês, têm ginástica, têm música, têm informática, têm mais não sei o quê. Desculpem mas não estou completamente informada da variedade de disciplinas que existe. Nem vou dizer "no meu tempo é que era". Claro que não.

No meu tempo eu passava a manhã na escola e à tarde fazia os trabalhos de casa e via televisão. E se quisesse ter inglês, teria de pagar. E se quisesse ter música, teria que pagar. E o mesmo para outras atividades.

Acho muito bem que o ensino público disponibilize estas atividades extra-curriculares de forma gratuita. Só não concordo que prendam as crianças todos os dias à escola por tanto tempo.

Eu tinha liberdade para ver televisão a tarde toda, se quisesse e se não tivesse trabalhos de casa. E quem diz ver televisão, diz jogar à bola com o vizinho, ou ir para o quintal com a minha avó, ou brincar com as bonecas. Eu tinha liberdade e disponibilidade para fazer isso tudo.

E os miúdos de agora podem dizer o mesmo?

Eu andei numa escola de música praticamente toda a minha vida académica. Eu entrei na primária e só saí quando já andava na universidade. Eu tinha muita carga horária na escola de música e o meu tempo estava dividido quase em partes iguais pelas horas que passava na escola e as horas que passava na escola de música. E eu lembro-me de um ano em particular que foi o pior de todos. Eu entrava na escola básica às 8h30 e saía da escola de música às 20h30, três dias por semana. E nos restantes não era muito diferente porque saía às 18h30.

Mas essa carga horária era uma consequência das minhas escolhas. Eu escolhi andar na escola de música, porque eu tinha disponibilidade para isso. E os miúdos de agora, têm? E se eles não só quiserem andar na música, mas também quiserem andar no karaté, no ballet e na natação, como muitos dos meus amigos andaram? Terão igual disponibilidade para tal? E o que acontecerá quando ficarem sem tempo até para espirrar?

Sem comentários:

Enviar um comentário