19 de março de 2018

RÓTULOS

Tal como o título deste post diz, vou falar-vos de comida saudável. Sabem que uma pessoa já não vai para nova (c'mon, já só faltam sete anos e dois meses e meio para chegar aos trinta!) e tem que começar a ter mais atenção ao que come.

Inicialmente, quando comecei a controlar melhor o que comia e a prestar atenção ao rótulos das coisas que comprava para comer, como miúda nova que era na altura (há cerca de um ano e meio atrás) e que o único objetivo era emagrecer, a minha pessoa só tinha em consideração as calorias das coisas que tencionava comprar ou comer. Ui, que este iogurte grego tem quase trezentas calorias! Deixa antes comer uma gelatina desnutrida que tem só dez calorias e é praticamente açúcar mas não faz mal que o que interessa é não passar das mil e duzentas calorias diárias.

Okay...

Eu era assim, eu pensava assim, mas entretanto passaram-se vários meses e deu para perceber que não valia ter que fazer inúmeros cálculos mentais antes de cada refeição para chegar ao fim da semana e subtrair duzentas gramas ao meu peso. Gente, aquilo é que era exercício físico... ao cérebro!

Entretanto cresci (para os lados) e amadureci e comecei a ler mais rótulos de embalagens. Segunda fase: interpretar as tabelas nutricionais dos rótulos. Por 100ml de Ice Tea de limão eu consumo 8g de açúcar?! Então uma lata contém 26g de açúcar... isso são 4 pacotes de açúcar na veia... Whaaaat??? Ora então vai ser Coca-Cola Zero a partir de agora! E os tremoços, que são só o aperitivo mas por cada 100g ingerimos quase uma colher de sal?! Ai menino...

E agora a terceira fase: ler os ingredientes de cada produto. Sabem que, como eu disse, o tempo vai passando, eu já não vou para nova e tenho que controlar melhor o que ponho na veia, é que daqui a um enfarte é só um piscar de olhos! Então esta é que é a fase que me tem causado mais confusão, a que me deixa mais desorientada. Primeiro eu tentava não ingerir glúten. Lady... cala-te e come que tu não tens problemas nenhuns com glúten! (Cá entre nós, que ninguém nos ouve, eu realmente nem sei o que é o glúten, mas okaaayy). Depois decidi fazer aquela loucura do Whole 30. Loucura para mim que não me imagino a viver sem arroz! Sim, o meu problema era uma dieta sem arroz e não sem doces. De resto, acho que é uma estilo de vida muito saudável (cheio de comida do bem, como se diz agora) e foi isso que me habituou a ler os ingredientes de cada produto transformado - cheguei ao ponto de ler o rótulo de todos os vinagres do supermercado à procura de um que não contivesse sulfitos, true story! E também cortei nos refrigerantes (assim nem açúcares nem nada).

Agora... O que me faz confusão são as letras pequenas de alguns rótulos. A minha mãe comprou pistáchios, os únicos ingredientes eram pistáchios e sal, mas... havia uma acrescento de "pode conter vestígios de frutos secos". Como assim???? Então o pistáchio já por si não é um fruto seco? Ou querem dizer que numa embalagem de pistáchios pode aparecer uma avelã ou uma amendoim por engano? E no outro dia, no rótulo da saca do pão (e era pão normal, não era pão de forma industrial), tinha a indicação de "poderá conter ovos, leite e frutos de casca rija", entre outros. Ovos e leite?! Então era uma saca de pão ou uma saca de bolos?? Nozes? Então eu comprei meia dúzia de trigos e deram-me um bolo-rei?

E se eu for alérgica a alguma destas coisa?

Imaginem-me, na minha inocência, com vinte e dois anos e seis meses e meio, quando finalmente começo a ter cuidado com a minha saúde (já precária), por causa de uma bica com queijo que "poderia conter frutos de casca rija" aos quais eu seria alérgica e que supostamente não fazem parte da receita do pão, tenho um ataque anafilático e piiimba.

Sem comentários:

Enviar um comentário